Erasmo Carlos (1968)

Gravado com os Wandecos e os Tremendões no primeiro semestre de 1968, “Erasmo” foi gerado na reta final da Jovem Guarda. O programa sairia do ar antes de seu lançamento, mas ao chegar às lojas em setembro daquele ano o vinil ainda trazia o espírito da época. Para o Diabo Com Os Conselhos De Vocês foi o primeiro compacto, já em junho, mas não é uma das músicas favoritas do artista: “Não gosto muito dessa música, porque a gravei com um arranjo do qual não gostava muito. Como não tinha outra coisa pra gravar, gravei essa ...que tem um tema que não deixa de ser primo de Quero Que Vá Tudo Por Inferno. (...) Enfim, eu não sei se passei a não gostar da música quando o Paulo Sergio a gravou” . Todas as Mulheres Do Mundo, lado B daquele primeiro compacto extraído das sessões de 1968 agrada mais a Erasmo: “Gravei num estilo que eu gosto , que é aquele quase sussurrado, e cheguei a regravar em espanhol para um compacto. É um estilo bonito e a harmonia ficou bem chegada ao que gosto, que é aquele de Groovin”.

O álbum sairia simultaneamente com um compacto em setembro, mas a opção da gravadora foi a de esperar.

O repertório era marcado pela retomada da parceria Erasmo & Roberto, que assinava quase metade do repertório. A escolhida para o “simples” lançado em novembro acabou sendo O Maior Amor Da Cidade, mas efetivamente o lado B- Baby Baby, de Santos Dumont- teve melhor sorte. “Eu tava muito influenciado pelo Santos Dumont, porque ele era meio maluco... e ele tocava piano bem pra caramba. Ele fazia um estilo de piano que eu não via ninguém tocar no Brasil. Ele batucava no piano e hoje em dia são poucos que fazem isso: Ivan Lins é um dos poucos, além de João Donato e Marcos Valle. Eu amo o cara que batuca no piano tem que tocar pra caramba.(...) Gravei Baby Baby com Tim Maia fazendo backing vocal” , lembra Erasmo.

Tim Maia, que passara os anos da Jovem Guarda morando nos Estados Unidos, retornara no apagar das luzes do movimento e encontrara no amigo Erasmo um dos primeiros em sua música. Erasmo não só o convidou para cantarem Baby Baby, como também gravou sua Não Quero Nem Saber. Na mesma época, Roberto Carlos gravou Não Vou Ficar e Tim foi contratado para gravar seu primeiro compacto pela CBS ainda em 1968. Na sequência, Erasmo levou Tim para a fermata/RGE- onde o compacto These Are The Songs. Regravada em dueto com Elis Regina em 1970, a canção abriu caminho para carreira de sucesso de Tim Maia na Polydor.

Como bônus desta primeira reedição em CD do álbum “Erasmo” de 1968, trazemos Johnny Furacão- um raríssimo lado B de compacto lançado no primeiro semestre de 1969.

Marcelo Fróes
Agosto, 2005

Músicas:

Baby Baby
A Proxima DanÁa
Nunca Mais Vou Fazer VocÍ Sofrer
Meu Disquinho
Escrevi Te Amo Na Areia
Todas As Mulheres Do Mundo
O Maior Amor Da Cidade
Mil Bikinis
N„o Quero Nem Saber
Vou Chorar Vou Chorar Vou Chorar
Senhor Estou Aqui
Para O Diabo Os Conselhos De VocÍs

This text will be replaced by the flash music player.